segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Há dias assim

O meu dia de praia. Queria eu que fosse o título deste amontoado de palavras que vos estou a passar, a pedido do gerente deste espaço. 

Agosto não está a defraudar as expectativas. Depois de dois meses de Verão sofríveis, o sol e o calor apareceram em máxima pujança e uma pessoa, que gosta de passar as peles pela água salgada, começa a sentir o chamamento das ondas e não é capaz de lhe resistir. Mas, naquela manhã de Domingo, estava a escapar-me um acontecimento que, em anos anteriores, preparava com dedicação. Era, pois, Domingo de festa lá da freguesia, ou, se preferirem, lá da paróquia, porque muitas vezes não sabemos onde uma começa e outra acaba, de tão entrelaçadas com estão. 

Assim como nas festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, as festas da freguesia também recebem os seus emigrantes, que guardam igualmente devoção à sua padroeira. Dia portanto de rever a titia d'América e os primos que já mal sabem o Português. Nas ruas, assiste-se a um campeonato do melhor tapete de flores. A competição é renhida e vale tudo, tudo que seja flor à beira da estrada. Como manda a tradição, dia de festa é dia de estrear uma peça nova de roupa. É ver toda a gente, no ponto alto da festa, bem arranjada e perfumadinha, naquele que é um desfile de vaidades, a procissão.  

Nisto, passou-se o dia e, não sei se por tais razões, já em casa, comecei a sentir uma má disposição. E uma pessoa, quando sente essas coisas, dirige-se ao seu laboratório, que é, como quem diz, a casa-de-banho. Senta-se no seu trono e força aqui, força ali, naquele vexame agoniado, perdoem-me a indelicadeza, saem três peidos sufocados, o último via-se que estava a morrer. Mais nada. Para cereja em cima do bolo, salvo seja, na água que tinha deixado no bidé estava uma asquerosa barata toda escancarada. A custo, retirei-a de lá e, com pena minha, despejei a água. Logo eu, que até sou uma pessoa que se preocupa em poupar água, em consideração pelos alertas dos doutores do ambiente, que não querem que gastemos muita água, para eles poderem encher as suas piscinas. Há dias assim.  

Sem comentários:

Enviar um comentário