segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Ensino Inferior

Há uns tempos, uma filmagem de uma aula do secundário tornada pública no conhecido site Youtube apresentava-nos o cenário de decadência do ensino público em Portugal, com uma aluna, por causa do telemóvel a ter uma atitude condenável perante a professora. Mais tarde, novamente neste site de difusão de videos, conhecíamos o caso de uma professora que passou dos limites deontológicos na abordagem sobre educação sexual. Discutiu-se a qualidade do ensino, a formação dos professores, a proibição deste tipo de filmagens e tudo mais.

Agora, por mais incrível que possa parecer, temos ambos os casos - maus alunos e mau professor - numa aula do ensino superior. Tudo se passou na Universidade dos Açores, numa aula do curso de Engenharia Civil. Um grupo de alunos repetentes tratam de desestabilizar uma aula em que o professor não é capaz nem tem capacidade de se impor. Ao longo da gravação percebe-se que é uma situação continuada. O docente desenha no quadro aquilo que é um sistema por ele inventado de colocar desordeiros na rua. No entanto, ele próprio não sabe lidar com os tais desordeiros. A chacota continua até que uma desrespeitada ordem dele para desligar um computador o faz, em silêncio, terminar e sair da aula. A ver aqui:



Parte 2, Parte 3, Parte 4


Sem querer entrar em reflexões vãs de como vai o ensino por cá, faço apenas uso da expressão popularizada por Hélder Medeiros: grandes labregos!

2 comentários:

  1. É algo bonito de se ver, sim senhor! De repente ainda vai merecer uns "Vídeos falhados" ;-)

    ResponderEliminar
  2. Então é bom que te apresses, para ficares com o exclusivo, senão o Vasco Pernes pega nisso e bota nas notícias da RTP/A.

    ResponderEliminar