quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Separados à nascença #11

Mário Fortuna e Jackie Chan. Professor catedrático na área de Economia, Fortuna, depois de alguma controvérsia, foi designado presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada. No seu tempo livre gosta de se aventurar pelos percursos pedestres da ilha de S. Miguel, de uma boa pescaria subaquática e não dispensa umas tacadas nos campos de golfe das Furnas e Batalha. Chan é um actor conhecido pelos seus filmes de artes marciais, onde mostra acrobacias regadas com uma boa dose de humor. No seu tempo livre gosta de cantar no karaoke, tendo mesmo lançado alguns álbuns de música popular chinesa.


Já deste por ti a pensar que fulano é a cara chapada de beltrano? Manda as tuas sugestões para botasentido@gmail.com

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Ambulâncias & Vinho Tinto II

É bom saber que, por pouca expressão que este blog possa ter, consegue realmente botar sentido nalguma coisa. Depois de ter referido o caso dos bombeiros na noite de São Martinho no dia 12 de Novembro, eis que no noticiário da RTP/Açores do dia 18 aparece uma peça a este respeito. Todavia, como é apanágio deste orgão de comunicação, a falta de uma investigação concisa não dá o rigor que a notícia deveria ter. Começou pelo meio. Este caso inicia-se na Ribeira Grande, origem da denúncia, quando 2 bombeiros em serviço, embriagados, entram em desacato entre si. Nenhuma referência a este episódio. Depois, a pérola da notícia: "No seio dos bombeiros [de Ponta Delgada] surgem acusações ao comandante de corporação que é também o concessionário do bar da associação e que não só não proíbe, como alegadamente incentiva a venda de álcool aos bombeiros de serviço". Como é? Bota-se para o ar uma acusação sensacionalista dessas e não se - como o próprio jornalista também gosta de usar - esmiúça a situação? Qual a veracidade dessas acusações? Porque não foi o comandante questionado sobre isso? Jornalismo desse não, obrigado.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Separados à nascença #10

Pedro Barbosa e Cebolinha. Até há bem pouco tempo, Barbosa era o director desportivo do Sporting CP, clube que passa por uma fase de deixar qualquer um de cabelos em pé ( e até de cabelos brancos, que o diga o seu presidente). Uma década ( criado em 1960) mais velho que Pedro Barbosa, Cebolinha é uma personagem de banda desenhada do Brasil, conhecido pelos seu cabelos espetados e pela dificuldade na fala.

Agradecimento ao Jordão, do Candilhes, por mais uma vez ter sugerido este número #10.

Já deste por ti a pensar que fulano é a cara chapada de beltrano? Manda as tuas sugestões para botasentido@gmail.com


O actual presidente do Sporting, José Eduardo Bettencourt, nesta foto, parece estar a consentir que um adepto do seu clube, com ares de lutador de wrestling, o torça o pescoço. É sem dúvida um homem forever dedicado às suas responsabilidades e respeitador da lei de talião. Esperamos é que isto never venha a acontecer, que não há necessidade para tanto.

sábado, 14 de novembro de 2009

O Código Macedo

1. "Abrir o jogo"
Se alguém "perde tempo" com as páginas de opinião do jornal "Açoriano Oriental", decerto que já se deparou com alguma "crónica" do deputado regional Jorge Macedo.

Macedo, "eleito" responsável para "malhar" no governo regional por causa da "trapalhada marítima" que "aqueceu" este verão de 2009, como já devem ter reparado, gosta de aspas. De aspas e de expressões idiomáticas.

2. O "desafio"
O "Bota Sentido", curioso, não quis ficar "à sombra da bananeira" e "agarrou com unhas e dentes" a oportunidade de "partir" na demanda de descodificar a escrita de Macedo, até "chegar" a uma teoria.

3. Os "pontos nos is"
O "enfado" literário com que Macedo nos "brinda", que "põe a cabeça em água" de muita gente, é um golpe de tortura ao governo regional e, por arrasto, ao PS/A , porque mais ninguém, até do PSD/A, tem a paciência para ler tal desarranjo.

Contaram as aspas?

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Ambulâncias & Vinho Tinto

Em dia de São Martinho, o melhor é não tocar no vinho.

Ontem, para quem passou pelo hospital de Ponta Delgada, provavelmente reparou na operação stop que foi montada para os condutores de ambulância. Acontece que, feita uma queixa de que um bombeiro se tinha apresentado embriagado numa ocorrência, a polícia, no seu dever, tratou de fazer cumprir a tolerância zero a quem muitas das vezes fica imune a estas fiscalizações.

Soprados os balões, alguns bombeiros - em serviço - acusaram níveis de álcool no sangue já considerados crime, tendo havido mesmo casos de detenção.

Mesmo que fosse dia de S. Martinho, não pode ser visto como um caso isolado. O abuso do álcool das pessoas com profissões que requerem um alto grau de responsabilidade é uma realidade continuada mas muitas das vezes é abafada internamente. Resolve-se um ou outro caso pela calada mas o problema não se resolve.

Por cá, a comunicação social não sabe fazer uso do seu papel de 4º Poder. Não denuncia.

E ficamos na mesma, mais copo, menos copo.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

9 de Novembro de 1989

Passados 20 anos da queda do muro de Berlim, marcante momento que deu inicio à implosão da União Soviética e consequente fim da louca Guerra Fria, comemoramos aquela que foi uma significante vitória da Democracia, que, como alguém disse, se todos os Estados a adoptassem, viveríamos num mundo pacífico.

Mais do que a paz, é a liberdade que dá a cara pela Democracia. E esta liberdade, muitas vezes, entra em caminhos desviantes.

Com a explosão do capitalismo e a consolidação da globalização, começamos a ser moldados com outros ideais, menos humanistas e mais individualistas. Se actualmente a corrupção continua em alta, se o ambiente degrada-se galopantemente, se a economia anda na corda bamba, e tudo mais, é sinal de que precisamos novamente de derrubar um muro, que se apresenta mais resistente, já que não é físico.